Quando Jaco voltava para casa, seu coração estava a mil por hora.
Estava apreensivo, como seria reencontrar seu irmão : Após tantos anos, será que o ódio do coração de Esaú continuava o mesmo ? Talvez os anos fizeram a raiva se transformar em ódio e amargura.
Quando enviou mensageiros, soube que Esaú vinha com 400 homens encontrar com ele.
Qual seria a reação de Esaú ? Sua adrenalina estava agitada.
Tomado pelo desespero, mandou todos a frente, ele ficou para trás com sua esposa amada Raquel, e o pequeno José. Perdeu o sono…foi buscar consolo em Deus. Um anjo veio consolá-lo e Jaco passou a noite inteira lutando com o anjo, pedindo uma benção…Perguntou pelo nome do anjo…o lugar da luta ficou sendo chamado por Peniel – Vi Deus face a face e sobrevivi.
Alguma coisa aconteceu naquela noite. No dia seguinte, ele deixou todo mundo para trás e correu na frente do comboio para encontrar com seu irmão.
O que será que mudou na vida de Jaco ?
Ele deixou de ser Jaco. Não foi Jaco que encontrou com Esau. Foi Israel. O Jaco do dia anterior morreu. Naquele novo dia, trouxe junto um novo homem, chamado Israel.
Israel correu a frente da família e se dobrou diante de seu irmão Esaú.
Mas para sua surpresa, ao invés de encontrar um irmão amargurado corroído pela raiva e pelo ódio, encontrou um irmão quebrantado, saudoso e cheio de perdão.
Será que Esaú também encontrou com Deus ? Provavelmente…o operar de Deus é nítido na vida de Esaú. Não preciso fazer nenhuma consulta mística para saber que o coração de Esaú estava livre de ódio e cheio de perdão. Ele foi ao encontro de seu irmão levando uma mensagem no seu coração: Reconciliação. Redenção, Restauração, Reaproximação, Recomeço. Tantos Re’s soam como repetição, novamente, e era tudo que Israel precisava naquele momento. Um novo começo. Uma nova chance.
Ao voltar para casa, Jaco encontrou um novo começo, na verdade, ele reencontrou seu caminho, seu destino. Seu propósito.
As vezes, Deus nos deixa passar por dificuldades, coisas que na vida vamos nos sentir sozinhos e desamparados, desesperados até. Mas a soberania de Deus se mostra vívida nesses momentos de desespero e de dúvida.
Deus se manifesta nos momentos de total falta de fé. Quando pensamos que não temos mais de onde tirar esperanças. Quando tudo parece perdido.
Deus é o Deus de recomeços, de restauração, reconciliação, renovação.
Sempre que nos deixamos levar pela mão de Deus, ele nos leva para caminhos próximos ao seu coração, quando experimentamos a renovação e restauração de planos, sonhos e propóstos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário